A ASSOCIAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS DE MINAS GERAIS
A história da ABMG revela o compromisso que os bibliotecários assumem com a área, no intuito de unir esforços em prol do fortalecimento da Biblioteconomia no Estado de Minas Gerais. Isso porque, desde a institucionalização oficial da associação, em 17 de junho de 1960, muitas conquistas foram alcançadas e, mesmo com dificuldades e desafios, a entidade vem crescendo ao longo dos tempos.
Em meados de 2019, a associação completou 59 anos de existência, sendo conduzida por, aproximadamente, 21 gestões, compostas por bibliotecários engajados com a causa da profissão. Dentre os membros dessas comissões, muitos nomes se destacam, a maioria com influência no contexto brasileiro, e com perfis diferentes, tais como: docentes, prestadores de serviços, atuantes em bibliotecas públicas, escolares, universitárias, especializadas, dentre outros perfis.
Desde a década de 1960, o trabalho realizado pela associação não possibilita definir um escopo específico de atuação dessa entidade, visto que são realizadas atividades diversificadas, as quais, em conjunto, visam o fortalecimento da classe bibliotecária. A consulta ao acervo impresso da ABMG permitiu identificar algumas ações principais realizadas, como: cursos de capacitação; palestras direcionadas a temas emergentes para a área; eventos científicos de abrangência local, como seminários e rodas de conversas; apoio a eventos nacionais, como o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia; e encaminhamento dos bibliotecários para o mercado de trabalho.
O trabalho incansável realizado por essa associação justifica a renovação constante dos membros que formam as comissões gestoras. Isso é praxe em quaisquer instituições, sobretudo as públicas, incluindo-se as autarquias pertencentes ao movimento associativo. Nesse contexto, no final de 2017, fez-se necessária a formação de uma nova gestão para conduzir os trabalhos da ABMG, no decorrer dos próximos três anos (gestão 2018 a 2020). Portanto, a seguir, são detalhados os principais projetos e ações realizados pela atual diretoria, considerando os dois primeiros anos de gestão, ou seja, 2018 e 2019.