SUBMISSÃO PARA A REVISTA ABMG
SOBRE A REVISTA
A Revista da ABMG: Biblioteconomia em debate é um periódico, avaliado por pares, de acesso aberto, que prioriza a publicação de artigos de pesquisa, relatos de experiências, resenhas, entrevistas, artigos de revisão, ensaio, dentre outras modalidades de trabalho desenvolvidos no âmbito profissional e acadêmico e que esteja voltado à área da Biblioteconomia e áreas correlatas à Ciência da Informação. A revista é direcionada a conceder a ampliação do acesso às pesquisas e às experiências desenvolvidas por bibliotecários em diferentes contextos de atuação. Pretende tornar-se um veículo de comunicação reconhecido nacionalmente e com árdua participação no fortalecimento dessa área de conhecimento, por meio de professores, pesquisadores, alunos, profissionais e demais agentes envolvidos com a área.
Histórico: Esse periódico foi idealizado durante a gestão 2018-2022, na expectativa de divulgar as experiências, as pesquisas e demais ações realizadas pelos bibliotecários nas diversas instâncias do Brasil, com destaque para o trabalho realizados no contexto do Estado de Minas Gerais. E sobretudo com o objetivo de dar visibilidade à biblioteconomia mineira. As ações foram concretizadas no segundo semestre de 2022 e o periódico instituído em dezembro desse mesmo ano. Os primeiros trabalhos avaliados foram publicados em Janeiro de 2023 e, nessa ocasião, a equipe editorial optou pela publicação contínua, considerando que este é o modelo de publicação mais contemporâneo e possibilita mais agilidade nos trabalhos submetidos pelos autores.
Foco e escopo: A Revista da ABMG: Biblioteconomia em debate é uma publicação de fluxo contínuo de trabalhos inéditos relacionados na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação e áreas afins; resultantes de pesquisa científica ensaios de caráter teórico e estudo de caso; assim como relatos de experiências, resenhas, entrevistas, artigos de revisão, dentre outras modalidades de trabalhos desenvolvidos no âmbito profissional e acadêmico.
– Políticas de seção:
* Editorial: Apresenta o delineamento da revista o contexto e seus objetivos. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.
* Relato de pesquisa: Aceitação de artigos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da instituição de fomentos, vinculando data da pesquisa realizada.
* Relato de experiência: Informar o tipo de relato, local, data e respectivo apoio.
* Resenhas de livros/mídia: aceita resenha de livros nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, assim como de outras áreas afins. Solicitam-se resenhas de livros atuais e evitar resenhas previamente publicadas em outras revistas da área.
* Artigo de pesquisa: relatório com metodologia consistente acerca de um estudo realizado. Além da metodologia, é preciso demonstrar análise de dados que possibilite aferir resultados, contribuindo para a evolução do conhecimento científico;
* Artigo de revisão ou ensaio: texto meramente teórico, sem necessidade de delimitação metodológica. Contempla levantamento de estudos sobre um tema, a fim de investigar a literatura, haja vista reforçar conceitos, histórico ou outras características inerentes a uma temática;
* Expediente: Apresenta o conselho editorial, avaliadores, normas, foco da revista. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.
* Entrevista: publicará textos originais e inéditos de entrevistas realizadas com profissionais, pesquisadores, autores, dentre outros. É condição que o texto não tenha sido publicado em outros meio de comunicação.
* Processo de avaliação por pares: A Revista da ABMG adota o sistema de avaliação às cegas, ou seja, cada manuscrito é encaminhado a dois avaliadores conhecedores do assunto, sem menção ao nome do autor do manuscrito. Havendo discordância nos pareceres, é chamado um terceiro avaliador. Os pareceres e, se for o caso, ajustes solicitados pelos pareceristas, serão encaminhados aos autores para conhecimento. A decisão de aceitar ou não o manuscrito fica a cargo do editor-chefe, considerando a análise aos pareceres e o cumprimento dos ajustes solicitados, se for o caso;
* Normas para publicação: os trabalhos precisam ser elaborados, conforme as normas da ABNT. Os autores precisam utilizar o template disponibilizado aqui.
* Periodicidade: publicação contínua.
* Política de Acesso Livre: Viabiliza o acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
* Arquivamento: Acesso público gratuito a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
* Indexação: ainda não se aplica
SUBMISSÕES
Os trabalhos deverão ser enviados em arquivos word seguindo este template
– Diretrizes para autores: realizar a submissão do manuscrito, conforme as normas constantes no template. O arquivo precisa estar em formato Word, possuindo entre oito e vinte laudas.
– Condições para submissão: É preciso observar as seguintes condições:
a) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista técnico e científica; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao Editor” ou no rodapé do artigo;
b) Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e todos os endereços “URL” no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos;
c) O texto está formatado no estilo do template disponível;
d) O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção “Sobre” a revista;
e) A entrada de metadados é de responsabilidade do Autor. Por favor verifique cada campo (inclua demais autores quando for o caso e observe a ordem conforme a autoridade no texto final).
– Declaração de direito autoral: Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
– Política de privacidade: proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Biblio em Debate